Permita-se sonhar


Estava caminhando um pouso nessa manhã, e andei pensando sonhos. Todos nós temos sonhos, eu particularmente tenho vários. 

Tenho o sonho de conseguir minha casa própria, um sonho de me formar ou passar em algum vestibular, de viajar pelo mundo, conhecer lugares diferentes, de ter uma condição boa para poder viver, como já sou casado, pretendo no futuro ter filhos. 

E como todo mundo fala:

-"Sonhar é de graça"

Sim é verdade, sonhar não tem custo algum, somos livres para imaginarmos o que quiser, mas existe uma grande diferença entre imaginar e fazer com que vire realidade.

Venho me concentrando em cada sonho que já tive, anotei todos em um papel, e sei o quanto terei que me esforçar, ter a força e garra para poder concretizar todos esses sonhos. E algo interessante que notei a uns dias atrás é, analisar dia após dia o comportamento das pessoas, de nossos parentes, amigos, conhecidos, os nossos vizinhos, o eletricista, o encanador, o pedreiro, o porteiro, ou seja todo mundo. Mas não consigo encontrar semelhança alguma em suas histórias. 

Não existe um script já criado, não existe um roteiro que possamos acompanhar, e colocar em prática em nosso dia-dia. Colocamos na internet passo-a-passo de várias modalidades, mas se colocarmos algo em relação a conquistar nossos sonhos, terá inúmeros de exemplos e situações diferentes de conquistas, pois a nossa história não é igual a de ninguém. Nem todos são determinados, nem todos tem a preparação necessária, nem todos conseguem enxergar o quão importante é uma grande oportunidade, muitos param no primeiro obstáculo da vida, ou seja não são persistentes, e por pouca coisa relaxam. Existe aquelas pessoas que esperam seus líderes propor o melhor pra eles, já outros não dão o seu melhor, falta garra da parte deles. 

Nesses dias, quando simplesmente paro, e reflito, consigo enxergar inúmeras oportunidades aparecendo, me deixando assim inquieto. Tantas oportunidades sendo perdidas todos os dias, tantos amigos, parentes, vizinhos, conhecidos, com dificuldades, deixando seus projetos pessoais e profissionais parados. Tanta gente parada cochilando, enquanto outros estão trabalhando duro, dia após dia e noites sem dormir. Tanta gente pensando no próximo final de semana, imaginado em qual bar vai visitar dessa vez, nas férias daqui a 1 ano, na praia e local ideal para poder parar e relaxar um pouco com aquela velha água de coco, no chopinho, etc... 

Então, cada um com seu estilo de vida e sonhos, cada um com suas expectativas, não julgo também, pois somos livres, e sabemos o melhor para nossas vidas. E em relação a minha, tenho muitas coisas para conquistar. Confesso que as vezes me pego frustrado, quando olho para algumas pessoas e percebo o quanto as coisas são fáceis para elas. Sim, eu sei que isso é um pensamento pequeno, ninguém deve ficar olhando para a vida alheia, isso eu sei. Mas somos falhos, e vez por outra pecamos em certas situações. Quando isso acontece comigo, de imediato me recomponho e me concentro naquilo que é melhor.

Não consigo parar de viver sem sonhos, quando me deixo permitir de deixar de sonhar, minha mente começa a encher de pesadelos. Acredito que não é errado em colocar o pé no chão. Esses dias estava lendo um artigo, e nesse artigo havia uma frase que dizia: 

"SOMOS DO TAMANHO DE NOSSOS SONHOS"

Mas essa frases poderia ser diferente, como: 

"SOMOS O TAMANHO DA FORÇA DE VONTADE EM CONQUISTAR NOSSOS SONHOS"

Bom, acho que deveria ser assim apenas uma opinião, ou algo em que acredito, porém essa frase me fez refletir bastante. 

Mas eu sei que sonhar é o passo ideal para darmos o nosso primeiro passo em direção as nossas conquistas, mas por que falo isso? 

Eu acredito que sonhar é o estimulo para caminharmos, tipo uma escada com vários degraus, rumo ao topo. A realização é a materialização dos sonhos. Mas eu paro e olho a diferença entre os que sonham, e aqueles que são realizadores, é que o segundo transforma todas as criações mentais, em metas e objetivos. 

Escrevendo esse artigo, noto o quanto reflito sobre a minha vida, o quanto certas coisas me consome, o quanto sofro algumas vezes por dentro. Mas percebo que viver é isso, é correr riscos constantemente. Essas minhas crises tento em transforma-las em oportunidade de crescimento, mas nem sempre é assim, tem dias do caçador, mas há outros dias em que a caça se dá melhor. No caso hoje é um desses dias que me encontro em um estado totalmente confuso, meio que não estou com o pé no chão, isso eu confesso a vocês. Acredito que é apenas aqueles dias de crise existencial, não sei. 

Nesse momento estava acompanhando um jogo de futebol, incrível como todos são bem organizados, todos em suas devidas posições, exercendo sua função, mas algo que diferencia em uma partida de futebol é, todos estão em suas devidas posições, mas eles tem o mesmo objetivo comum, ganhar todas as partidas, um jogo de cada vez, para atingir uma única meta, que é ganhar torneios.

Bom seria se a vida fosse igual a um jogo de futebol, que apesar de terem funções diferentes, teríamos um único objetivo, vencer e ganhar, e se ajudar, todos juntos. Todos os jogadores jogando sério, com garra, determinação, dominando o jogo e mostrando quem realmente é o dono do jogo.

Isso me faz refletir ainda mais. 

Será que posso realmente nos comparar como uma equipe de futebol? 

Será que todos tem o mesmo objetivo, de ganhar a cada partida?

Isso não irei responder, poderá servir como reflexão, afinal não posso falar por todos, mas sim por mim. E tenho certeza que não há problema em sonhar. Sonhar é apenas um começo, pode parecer difícil, possa ser que o caminho esteja bem longo, mas podemos chegar lá, eu posso chegar, eu consigo, basta apenas acreditar. 

Será que existe algum problema em ser otimista? 

Acredito que não. 

A vida é isso, ela é cheia de escolhas, posso simplesmente me limitar em apenas escrever esse texto e ficar relendo várias vezes, ou posso me permitir e deixar que todo esse envolvimento se concretize.

Tudo é uma escolha.