A FOLHA AMASSADA

A FOLHA AMASSADA

Quando criança, por causa de meu caráter impulsivo, reagia à menor provocação.

Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes, sentia­-me envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.

Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas, depois de uma explosão de raiva, e entregou­-me uma folha de papel lisa e me disse:

– Amasse-­a!

Com medo, obedeci e fiz com ela uma bolinha.

– Agora, deixe­-a como estava antes. Voltou a dizer-­me.

Óbvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentasse, o papel continuava cheio de pregas.

O professor me disse, então:

– O coração das pessoas é como esse papel. A impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados.

Assim, aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto vontade de estourar, lembro-­me daquele papel amassado.

(Autor desconhecido)


MORAL

Provavelmente alguém já leu essa reflexão alguma vez, mas ao ler ela pela primeira vez me fez perceber uma coisa, o quanto essa reflexão tem de VERDADEIRO.

Nunca tinha parado para pensar nisso, as vezes ficamos tão ocupados em outras tarefas diárias, que não analisamos direito o que tem ao nosso redor. Constantemente estamos cercado de pessoas, em nossas casas, na escola, no trabalho, e no meio disso tudo é difícil perceber se estamos magoando alguém, com palavras e ações. 

Sim, o coração das pessoas é como esse papel, quando machucamos as pessoas com as nossas ações e palavras, é extramente difícil apagar as impressões que foram deixadas sobre ele. As vezes quando o ódio está presente, falamos coisas por impulso e dizemos palavras que causam dor e ressentimento.

Bom seria se pensássemos diferente antes de falar algo.

Devemos colocar em prática esse exemplo.

Aprender a ser compreensivos e pacientes.

Uma pessoa disse uma vez: 

-FALE SOMENTE QUANDO SUAS PALAVRAS FOREM TÃO GENTIS QUANTO O SILÊNCIO ...