O poder das palavras


Sabemos o quanto os nossos pensamentos são poderosos, e quando elas são expressadas através da fala ou até mesmo da escrita, elas passar a ter um poder fora do normal,  e é capaz de fazer tanto o bem quanto o mal.  Portanto, é algo que devemos estar sempre em alerta, principalmente quando expressamos nossos pensamentos em palavras.

Pessoalmente, tomo muito cuidado no que falo quando estou próximo a uma criança, e percebo que muitas pessoas já adultas fazem o mesmo. Pois, eles não querem que as crianças aprendam algo incorreto, ou pronunciem palavras sem controle que possa ocasionar vergonha em certos momentos. Mas sabemos que as crianças, não sentem essa preocupação, elas não sabem o efeito que pode ocasionar aos que pronunciam em uma determinada situação.

Apenas para vocês terem uma ideia, as palavras que pronunciamos podem definir certos caminhos, apesar de sermos sempre ensinados em relação a capacidade da fala, que ela pode ajudar mas, ao mesmo tempo pode nos atrapalhar. E garanto que muitos aqui, já se prejudicaram deixando a língua solta, ou por não terem pensado antes mesmo de pronunciar certas palavras. 

Bom seria se as palavras fossem levados com o vento, afastando elas a uma certa distância, até serem esquecidas. Porém isso jamais irá acontecer,  as palavras nos cercam de uma maneira, que começam a invadir nossa mente, nosso coração, e sem percebermos, invadem nossas vidas. 


Se não prestamos atenção no que falamos, dependendo delas, o mesmo será nossas vidas. O que mais desejamos, é sermos felizes e ter paz. Porém se não tivermos cuidado com o que pronunciamos, poderemos declarar tudo o contrário.

As palavras ditas podem levar a vários cainhos, como:

- Ela pode te levantar e ao mesmo tempo lhe derrubar.
- Ela pode nos trazer felicidade, ou a decepção.
- Ela pode aproximar, mas pode lhe afastar.
- Ela tem poder de demostrar o amor,o respeito, a alegria,a generosidade, e até mesmo a admiração, porém pode trazer o ódio, o sacarmo, e até mesmo o ressentimento. 

Por isso é tão importante termos certo cuidado com o que falamos, ter cuidado com as nossas escolhas, uma palavra mau colocada, pode afetar seu relacionamento e até mesmo a convivência com outras pessoas. Mas quando as palavras são ditas em momentos certos, vai gerar uma boa compreensão, e até o amor se transforma em uma mensagem tão poderosa que resulta em união entre as pessoas. 

Que possamos trabalhar mais em nós mesmos o dom de saber o momento certo de se pronunciar, em cuidar da nossa vida, cuidar melhor das palavras que dizemos, e claro, da forma de como falamos. Ter o mesmo cuidado, como se estivéssemos o tempo todo arrodeados de crianças. 



                                                                                                                           



PALAVRA DE UMA ESPECIALISTA

Sandra Rosenfeld - escritora, terapeuta em qualidade de vida como instrutora de meditação, personal coach e palestrante

"Nossas palavras têm poderes maiores do que supomos, começando pelo efeito bumerangue, ou seja, a energia que usamos na fala volta imediatamente para nós mesmos. Certa vez estava na fila de idosos com minha mãe para pagar umas compras e um rapaz novo resolveu entrar naquela mesma fila, já que as outras estavam muito longas. Mas começaram a chegar idosos e gestantes e ele teve que ir deixando passar na frente, mas sempre reclamando. Chegou um determinado momento que falei em alto e bom tom que ele era um chato, que estava na fila errada e que saísse de lá e parasse de perturbar quem estava lá por direito. Ele saiu em silêncio e eu fiquei me sentindo mais constrangida do que ele. 

Numa outra situação, uma pessoa entrou na minha frente numa vaga, quando eu estava com a seta ligada aguardando. Percebi que não foi por acaso. Respirei fundo, me centrei, saí do carro e calmamente, com uma energia firme mas de paz, falei que já estava ali e que ele por favor retirasse o carro, porque eu tinha hora marcada no médico e iria me atrasar e sorri. Ele olhou sério, mas em seguida sorriu e disse que iria tirar o carro porque fui muito gentil com as minhas palavras e ainda pediu desculpas. Eu me senti muito bem, envolvida pela mesma paz que usei na forma que falei com ele."